UFTM – UNIDADE CENTRO EDUCACIONAL
RUA GETÚLIO GUARITÁ, 159 – SALA T14 TÉRREO
DATA DAS OFICINAS: 22/11 e 29/11
EMENTA: Terminologia e
conceitos de tecnologia assistiva (ajudas técnicas), adaptações no contexto
escolar e recursos básicos de acessibilidade. O professor de educação infantil
e efetivação das práticas de inclusão.
OBJETIVOS:
-Reconhecer a área de conhecimento
tecnologia assistiva e sua possibilidade de aplicação no contexto da educação
infantil
- Confeccionar recursos de tecnologia
assistiva, de baixo custo, para fins pedagógicos e uso nas demandas específicas
de cada criança.
- Utilizar as adaptações (tecnologia
assistiva), na prática diária de forma a
atender as crianças com necessidades educativas especiais, contemplando os
eixos do cuidar, brincar e educar.
ESTRATÉGIAS
- Palestra inicial – introdução
- Apresentação de adaptações
disponíveis para crianças de 0 a 5
anos de idade
- Confecção de recursos de baixo custo
- Demonstração do uso dos recursos na
prática docente
INDICAÇÃO DE LEITURAS, VÍDEOS, APRESENTAÇÕES PARA ESTUDO
1. Tecnologia Assistiva – Rita Bersch
Nesse artigo a autora apresenta o
histórico da Tecnologia Assistiva no Brasil e um panorama do termo ao longo dos
tempos.
2. RECURSOS PARA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA - SEE-MEC
O texto apresenta uma breve
fundamentação teórica sobre comunicação e comunicação alternativa. Essas
questões são ilustradas com exemplos de situações práticas, vivenciadas no
cotidiano escolar de professores e alunos com necessidades educacionais
especiais de comunicação
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf
3. Cartilha de Tecnologia Assistiva nas escolas – ITSBRASIL
Nesta apostila, estão presentes textos
que ampliam a divulgação de conhecimentos introdutórios sobre a
Tecnologia Assistiva e mostra a diversidade de recursos que podem ser criados e
usados na educação inclusiva, para permitir o acesso das pessoas com
deficiência ao computador.
4. Tecnologia Assistiva – SEDH-CAT
O presente trabalho foi desenvolvido
pelas Comissões Temáticas do CAT, constituídas por especialistas e
representantes governamentais, os quais se empenharam em elaborar um documento
com diretrizes básicas desse campo do
conhecimento, incluindo a apresentação dos estudos desenvolvidos pelo Comitê
para complementar e aperfeiçoar a regulamentação de Tecnologia Assistiva no
país.
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livro-tecnologia-assistiva.pdf
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