EMENTA:
Danças Circulares e danças
folclóricas. Linguagem, percepção e expressão corporal. Conhecimento do próprio
corpo e do outro. Ritmo e cadência individual e coletiva. Linguagem e expressão
musical. A música e a dança na Educação Infantil. As cantigas folclóricas em
diversos tempos e culturas.
“’Participar de
brincadeiras de roda ou de danças circulares, (...) favorecem o desenvolvimento
da noção de ritmo individual e coletivo, introduzindo as crianças em movimentos
inerentes à dança. (...) proporcionam também a oportunidade de descobrir e
explorar movimentos ajustados a um ritmo, conservando fortemente a
possibilidade de expressar emoções.” (RCNEI, vol.2, 1998)
OBJETIVO
Vivenciar as diferentes vertentes da cultura popular
brasileira, relativas a canções e danças folclóricas, nas práticas cotidianas
da Educação Infantil, despertando nos participantes a
percepção de que as mesmas podem ser
instrumento facilitador do potencial criativo, da autopercepção, da
comunicação, das transformações do indivíduo e de suas relações com tudo o que
o envolve.
ESTRATÉGIAS
A oficina será operacionalizada por meio de atividades que
envolvem a voz, o corpo, as expressões corporais, a sensibilidade, a escuta, as
estratégias pedagógicas para aprender a ensinar crianças de 0 a 5 anos de
idade.
- Atividades rítmicas
- Criação e dramatização de histórias sonoras
- Danças e músicas
MATERIAL NECESSÁRIO
Som, caixa de som, papel A4
PARA ESTUDO:
1. Música na educação infantil - a expressão musical e a criança de 0
a 5 anos
O vídeo apresenta a experiência de uma creche
que trabalha a musica e a expressão musical na Educação Infantil, como
diferentes formas de linguagem expressivas e comunicativas.
Para assistir ao vídeo, acesse o link:
https://www.youtube.com/watch?v=hhPMUg58Abc
2. Texto:
A influência da música na Educação Infantil
A música na Educação
Infantil vem atendendo a objetivos alheios a questões próprias dessa linguagem
que propicia a criança o desenvolvimento afetivo, estético, cognitivo, além de
aguçar o raciocínio e aprendizagem. Compreender a importância da linguagem
musical é refletir
sobre nossa prática pedagógica, por que utilizar a música simplesmente como apoio pedagógico quando
posso enriquecer minhas aulas estudando essa linguagem que tanto influência a
vida da criança?
3. Texto: A criança
e as danças de roda: uma perspectiva para a Educação física escolar
O
texto apresenta algumas reflexões acerca das Danças de Roda e a compreensão da
mesma no contexto da Educação Infantil.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário