Módulo: Oficina de jogos para a Educação Infantil


DATA DAS OFICINAS:  28/02/2015;   07/03/2015 e 14/03/2015
EMENTA:

Os sentidos sociais atribuídos aos jogos. Os jogos e a formação de conceitos na criança. Jogos espontâneos e dirigidos.  Utilização de jogos no desenvolvimento das funções do pensamento, noções de tempo, espaço, simultaneidade e raciocínio lógico-matemático. Jogar e brincar em interações sociais. Construção de diferentes jogos.

OBJETIVOS:

- Compreender a atividade lúdica na infância como a grande propulsora das múltiplas dimensões do desenvolvimento;
- Refletir acerca do papel da ludicidade no comportamento do adulto, de modo especial, no educador de crianças de 0 a 5 anos;
- Discutir acerca do caráter pedagógico dos jogos e brincadeiras no espaço da Educação Infantil;
-  Criar jogos e outros recursos materiais que possam favorecer espaços de aprendizagem prazerosos e significativos   para as crianças.

ESTRATÉGIAS:

As oficinas serão organizadas visando articular os conhecimentos prévios e a prática pedagógica dos professores com  as abordagens selecionadas para  a criação de jogos e outros recursos materiais, a saber:

OFICINAS 1 E  2:

Cara Cursista,
Na nossa oficina do dia 28/02/2015 discutiremos, dentre outros temas, o trabalho com o Conhecimento Físico no espaço da Educação Infantil.
Esse texto, retirado do livro A Criança em Idade Pré-Escolar – Teresa Maria Machado Borges – traz algumas questões que farão parte da nossa discussão.
Ao lê-lo registre pontos com os quais você concorda ou aqueles sobre os quais você tem uma opinião diferente ou alguma dúvida. 

 CRIANÇA
                                                               A Criança em Idade Pré-Escolar

1º tempo:  Fundamentação e discussão acerca das áreas que serão exploradas na parte prática;
2º tempo: Exercício com os professores visando  a exploração da imaginação e da criatividade como forma de “aquecimento” para a criação dos jogos;
3º tempo:  Criação de jogos e outros recursos, com materiais de baixo custo e sucata, voltados para a estimulação do Conhecimento Físico e Conhecimento Lógico-matemático, bem como, de conceitos acerca do sistema numérico.

OFICINA 3:

1º tempo:  Discussão e complementação das abordagens das oficinas anteriores;
2º tempo: Montagem de uma  exposição com os materiais produzidos, acompanhados de uma “ficha padrão” contendo os objetivos  e possíveis formas de exploração dos mesmos, no espaço da Educação Infantil;
3º tempo: Socialização dos materiais, em forma de rodízio das turmas, a fim de permitir que cada aluno conheça a produção dos colegas, ampliando a sua compreensão das possibilidades de estimulação oferecidas pelos jogos na prática pedagógica com crianças menores de 5 anos.

Obs: Ao longo das oficinas, será verificada a pertinência ou não de uma fala conclusiva do curso pela equipe de professores.                

Assistam aos vídeos:

INDICAÇÃO DE LEITURAS, VÍDEOS, APRESENTAÇÕES, ETC  (INFORMAR O LINK)
BORGES, Teresa M.M. A Criança em Idade Pré-escolar. 3 ed. Uberaba: Vitória, 2003.
BORGES, Teresa M.M. Alfabetização Matemática – do diagnóstico à intervenção. Uberaba: Vitória, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília:MEC/SEF, 1998, 3v.
CERQUETTI-ABERKANE, F e BERDONNEAU, C. O Ensino da Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
DUHALDE, M. E. e CUBERES M.T. Encontros Iniciais com a Matemática: Contribuições à Educação Infantil. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
KAMII, Constance. O Conhecimento Físico na Educação Pré-escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.
KAMII, Constance.  A Criança e o Número. Campinas, Papirus, 1989.
KISHIMOTO, tizuko Morchida. (Org);  Jogo, brinquedo, brincadeira na educação. 5ª ed. São Paulo Cortez, 2001.
KISHIMOTO, tizuko Morchida. O jogo e a Educação Infantil. São Paulo, Pioneira, 2003.
MACEDO, Lino. O jogo como elo entre o culto e a cultura. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/jogo-como-elo-culto-cultura-663174.shtml?page=3. Acesso em: 10 de março de 2014.
MACEDO, Lino. Jogar para viver e conhecer. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogar-viver-conhecer-613315.shtml. Acesso em: 10 de março de 2014.
SMOLE, K. C. Stocco. A Matemática na Educação Infantil – A Teoria das Inteligências Múltiplas na Prática Escolar. Porto Alegre: Artmed, 1996.

Sobre os meus livros, estarei disponibilizando nos dias do curso, com os seguintes preços:

A CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR   - R$ 25,00
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA            - R$ 30,00

ATIVIDADE AVALIATIVA
 ATIVIDADE AVALIATIVA


Nenhum comentário:

Postar um comentário