DATA
DAS OFICINAS: 28/02/2015; 07/03/2015 e 14/03/2015
EMENTA:
Os sentidos sociais atribuídos aos jogos. Os jogos
e a formação de conceitos na criança. Jogos espontâneos e dirigidos.
Utilização de jogos no desenvolvimento das funções do pensamento, noções
de tempo, espaço, simultaneidade e raciocínio lógico-matemático. Jogar e
brincar em interações sociais. Construção de diferentes jogos.
OBJETIVOS:
-
Compreender a atividade lúdica na infância como a grande propulsora das
múltiplas dimensões do desenvolvimento;
-
Refletir acerca do papel da ludicidade no comportamento do adulto, de modo
especial, no educador de crianças de 0 a 5 anos;
-
Discutir acerca do caráter pedagógico dos jogos e brincadeiras no espaço da
Educação Infantil;
- Criar jogos e outros recursos materiais que
possam favorecer espaços de aprendizagem prazerosos e significativos para as crianças.
ESTRATÉGIAS:
As oficinas serão organizadas visando articular os conhecimentos prévios e a prática pedagógica dos professores com as abordagens selecionadas para a criação de jogos e outros recursos materiais, a saber:
OFICINAS 1 E 2:
Cara Cursista,
Na nossa oficina do dia 28/02/2015 discutiremos, dentre
outros temas, o trabalho com o Conhecimento Físico no espaço da Educação
Infantil.
Esse texto, retirado do livro A Criança em Idade Pré-Escolar
– Teresa Maria Machado Borges – traz algumas questões que farão parte da nossa
discussão.
Ao lê-lo registre pontos com os quais você concorda ou
aqueles sobre os quais você tem uma opinião diferente ou alguma dúvida. 1º tempo: Fundamentação e discussão acerca das áreas que serão exploradas na parte prática;
2º
tempo: Exercício com os professores visando
a exploração da imaginação e da criatividade como forma de “aquecimento”
para a criação dos jogos;
3º
tempo: Criação de jogos e outros
recursos, com materiais de baixo custo e sucata, voltados para a estimulação do
Conhecimento Físico e Conhecimento Lógico-matemático, bem como, de conceitos
acerca do sistema numérico.
OFICINA
3:
1º tempo: Discussão e complementação das abordagens das oficinas anteriores;
2º
tempo: Montagem de uma exposição com os
materiais produzidos, acompanhados de uma “ficha padrão” contendo os objetivos e possíveis formas de exploração dos mesmos,
no espaço da Educação Infantil;
3º
tempo: Socialização dos materiais, em forma de rodízio das turmas, a fim de
permitir que cada aluno conheça a produção dos colegas, ampliando a sua
compreensão das possibilidades de estimulação oferecidas pelos jogos na prática
pedagógica com crianças menores de 5 anos.
Obs: Ao longo das oficinas, será verificada a pertinência ou não de uma fala conclusiva do curso pela equipe de professores.
Assistam aos vídeos:
INDICAÇÃO DE LEITURAS, VÍDEOS, APRESENTAÇÕES, ETC (INFORMAR O LINK)
BORGES,
Teresa M.M. A Criança em Idade Pré-escolar. 3 ed. Uberaba: Vitória, 2003.
BORGES,
Teresa M.M. Alfabetização Matemática – do diagnóstico à intervenção. Uberaba:
Vitória, 2009.
BRASIL.
Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil. Brasília:MEC/SEF, 1998, 3v.
CERQUETTI-ABERKANE,
F e BERDONNEAU, C. O Ensino da
Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
DUHALDE,
M. E. e CUBERES M.T. Encontros
Iniciais com a Matemática: Contribuições à Educação Infantil. Porto
Alegre, Artes Médicas, 1998.
KAMII,
Constance. O Conhecimento Físico na
Educação Pré-escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.
KAMII,
Constance. A Criança e o Número. Campinas, Papirus, 1989.
KISHIMOTO,
tizuko Morchida. (Org); Jogo, brinquedo,
brincadeira na educação. 5ª ed. São Paulo Cortez, 2001.
KISHIMOTO,
tizuko Morchida. O jogo e a Educação Infantil. São Paulo, Pioneira, 2003.
MACEDO, Lino. O jogo como elo entre o culto e a
cultura. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/jogo-como-elo-culto-cultura-663174.shtml?page=3. Acesso
em: 10 de março de 2014.
MACEDO, Lino. Jogar para viver e conhecer. Disponível
em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogar-viver-conhecer-613315.shtml. Acesso
em: 10 de março de 2014.
SMOLE,
K. C. Stocco. A Matemática na Educação
Infantil – A Teoria das Inteligências Múltiplas na Prática Escolar. Porto
Alegre: Artmed, 1996.
Sobre os meus livros, estarei disponibilizando nos
dias do curso, com os seguintes preços:
A CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR - R$
25,00
ALFABETIZAÇÃO
MATEMÁTICA -
R$ 30,00
ATIVIDADE AVALIATIVA
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