Carga horária: 2 encontros de 5 horas e 5 horas a distância
EMENTA:
Os
documentos legais que sustentam e dão diretrizes à Educação Infantil.
Desdobramentos dos documentos legais: os manuais institucionais e a
operacionalização das políticas públicas para a Educação Infantil. A efetivação
da legislação nas instituições de Educação Infantil. O Pró Infância e a
expansão do atendimento à demanda.
Contextualizando
“Conhecer
as leis é como acender uma luz numa sala escura cheia de carteiras, mesas e
outros objetos, em vista de um caminhar mais consciente. As leis acendem uma
luz importante, mas elas não são todas as luzes. Um ponto luminoso é uma
referência e uma possibilidade de leitura do real.”
(Cury,2000,
p.12)
OBJETIVO
Reconhecer
os avanços e colocar-se prontos para venceros desafios na implantação das
Políticas Públicas da Educação Infantil, com base nos fundamentos legais e no
respeito ao direito a esse nível de educação para todas as crianças, eis aqui o
foco desse módulo.
P
|
ara
que as normas legais e o proposto nas Políticas Públicas de Educação Infantil
aproximem da prática docente, nesse módulo, vamos vivenciar os seguintes
assuntos:
OFICINA 1 - NORMAS LEGAIS E MANUAIS DO MEC
Reflexão
acerca dos aspectos relativos a Educação Infantil contidos na:
Constituição
Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Diretrizes
Nacionais Curriculares Educação Infantil; Referencial Curricular Nacional
Educação Infantil e Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil
– volumes 01 e 02.
Os
objetivos da oficina 1 são:
·
Discutir as normas que
fundamentam as políticas públicas e organização da educação infantil.
·
Ampliar o conhecimento e a
utilização das normas legais no cotidiano escolar.
· Oportunizar a compreensão e a
utilização na prática docente, dos manuais elaborados e divulgados pelo MEC.
·
desenvolver um novo olhar para
a compreensão e uso das leis e normas.
OFICINA 2 - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL E O PRO-INFÂNCIA
Reflexão acerca dos aspectos relativos a Educação
Infantil contidos nos Manuais: Parâmetros
Básicos de Infraestrutura para instituições de Educação Infantil – 2006. Subsídios
para credenciamento e funcionamento de instituições de Educação Infantil – 2006.
Explorar
os Manuais do MEC, Parâmetros Básicos de Infraestrutura para instituições de
Educação Infantil – 2006 Subsídios para
credenciamento e funcionamento de instituições de Educação Infantil – 2006 , tendo
em vista a otimização dos espaços educativos desenhados para a política pública
do Pro infância.
·
Revisitar os manuais que
operacionalizam a organização dos espaços educativos do Pro infância.
·
Ampliar o olhar na forma de
utilizar os espaços educativos possibilitando o desenvolvimento pleno das
crianças.
·
Possibilitar maneiras de
articular a proposta pedagógica, os recursos materiais, espaços físicos e o
planejamento docente.
PARA ESTUDO:
2)
Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
O Referencial foi concebido
de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre
objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam
diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos
pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
Volume
1
Esse volume traz a
Introdução, que apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil,
situando e fundamentando concepções de criança, de educação, de instituição e
do profissional, que foram utilizadas para definir os objetivos gerais da
educação infantil e orientaram a organização dos documentos de eixos de
trabalho
Acesse no link
Volume 2
Esse volume orienta no
âmbito de experiência Formação Pessoal e Social que contém o eixo de trabalho
que favorece, prioritariamente, os processos de construção da Identidade e
Autonomia das crianças.
Acesse
no link
Volume 3
Esse volume orienta no
âmbito de experiência Conhecimento de Mundo que contém seis documentos
referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes
linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de
conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita,
Natureza e Sociedade e Matemática.
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3)
Diretrizes Curriculares Nacionais
As Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil
articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais
da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos
e procedimentos definidos pela Câmara de
Educação Básica do Conselho Nacional de
Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação
de propostas pedagógicas e curriculares
de Educação Infantil.
4) Parâmetros Nacionais de Qualidade para a
Educação Infantil 1 e 2
Contém referências de
qualidade para a educação infantil a serem utilizadas pelos sistemas
educacionais, por creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil, que
promovam a igualdade de oportunidades educacionais e que levem em conta
diferenças, diversidades e desigualdades do nosso imenso território e das
muitas culturas nele presentes.
Volume - 1
volume – 2
5) Educação infantil:
discurso, legislação e práticas institucionais
O livro de Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade é um estudo que inscreve-se
no campo das políticas públicas para a infância destacando a questão da
educação infantil como um dos direitos da criança. O objetivo deste estudo foi
o de analisar as concepções de criança, seus direitos e educação infantil
apresentadas pelas educadoras das creches de Franca, e de que forma essas
categorias são manifestadas nas práticas institucionais.
VÍDEOS
Vale a pena ler o livro de Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade, possui um conteúdo muito rico.E pra quem como eu já teve aula na faculdade com ela sabe quanto é rico os conteúdos e conhecimentos da prática que ela nos passa.Esse módulo esta repleto de conhecimentos que irão enriquecer nossa prática.Estou super ansiosa para o encontro!!!
ResponderExcluirbeijos a todos e até sábado!!!
Verdade Bianca, valeu pelo comentário - espero que tenha superado as expectativas.
ExcluirClayton - professor formador
Realmente a aula de hoje foi proveitosa e interessante para a construção de nosso conhecimento e através disso desenvolvê-lo com nossas crianças.
ResponderExcluirA criatividade dos professores do curso ao abordar esse assunto: políticas públicas, nos levou a querer ler sobre o assunto, buscar as leis que norteiam a educação infantil, despertou em nós educadores a vontade de melhorar, para que as nossas crianças tenham uma educação infantil de qualidade.
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