EMENTA: Saúde vocal. Efetiva comunicação do professores e as crianças de 0 a 5 anos de idade. Cuidados no uso profissional da voz. Estímulo quanto a construção da linguagem oral na criança. Ações preventivas em relação ao sistema motor oral. Percepção sobre alterações no sistema motor oral. Estimulação e exercício pra o desenvolvimento da fala.
OFICINA I:
30/08/14
OBJETIVOS: Proporcionar aos professores da Educação Infantil da Rede Municipal, o conhecimento do adequado funcionamento da voz, bem como meios de como prevenir futuras alterações vocais, provenientes do mau uso vocal em professores e crianças.
ESTRATÉGIAS:
Ø
Dinâmicas em grupos
Ø
Exercícios de prática vocal
Ø
Prática de relaxamento específico
Ø
Exercícios de articulação
Ø
Treino de respiração
MATERIAL NECESSÁRIO
(LISTAR AS QUANTIDADES)
Obs: CADA ALUNO DEVE
LEVAR O SEU MATERIAL, SENDO 1 ITEM DE CADA.
Ø Rolha de garrafa de vinho para uso pessoal; espátulas abaixadores de língua; bloco de anotações.
Ø Rolha de garrafa de vinho para uso pessoal; espátulas abaixadores de língua; bloco de anotações.
VÍDEOS PARA ESTUDO NO MÓDULO , APRESENTAÇÕES, PARA LEITURA E ESTUDO
1. TV AT. Cuidado com a Voz. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Rede Anísio Teixeira. Secretaria de Educação do Estado da Bahia, 2010. Vídeo internet./NTSC, 57 segundos. color. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=a2Y8eE4o0N8>. Acesso em: 03 abr.2014.
TEXTOS PARA ESTUDO NO MÓDULO
OFICINA
II: 06/09/14
OBJETIVOS:
Proporcionar aos professores da Educação Infantil da Rede Municipal, o
conhecimento acerca da aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem, bem
como meios de elaboração de estratégias a serem realizadas com as crianças.
ESTRATÉGIAS:
Ø Dicas de estimulação da linguagem em bebês
Ø Ações preventivas em relação ao sistema motor oral
Ø Estimulação da fala
Ø Atividades em grupo.
MATERIAL NECESSÁRIO
Obs: CADA ALUNO DEVE
LEVAR O SEU MATERIAL, SENDO 1 ITEM DE CADA.
Ø Caneta, canetinhas, lápis preto, lápis de cor, tesoura, revistas, cola, folhas chamex, pincel atômico, durex colorido.
Ø Caneta, canetinhas, lápis preto, lápis de cor, tesoura, revistas, cola, folhas chamex, pincel atômico, durex colorido.
VÍDEOS PARA
ESTUDO NO MÓDULO
INDICAÇÃO DE LEITURAS para aprofundamento no
tema:
- BEE, Helen. A criança em
desenvolvimento. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. 9.ed. Porto
Alegre: Artmed. 20013.
-BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo. Higiene
vocal: cuidando da voz. 3.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.
- BORGES, Dinorah
Maria de Almeida; BARBOSA, Ana Rita campos; SANTOS, Luciana Ávila dos. Educação Vocal Para Professores Da Educação Infantil. . Uberaba: UFTM. 2014. (Prelo).
- ZAMBON, Fabiana;
BEHLAU, Mara. Bem-estar vocal: uma
nova perspectiva de cuidar da voz. São Paulo: Sinpro – SP
- ZORZI, Jaime Luiz. Linguagem e
desenvolvimento cognitivo: a evolução do simbolismo na criança. São Paulo:
Pancast. 1994.
Estou gostando demais do curso,principalmente do Tema sobre a voz,pois é nosso instrumento de trabalho e devemos aprender como cuidar.
ResponderExcluir